A importância de Eduardo Sanovicz
Publicado na Tribuna Livre em 09/09/2023
Houve um tempo em que acreditávamos na transformação revolucionária do mundo e tínhamos pressa. A ditadura militar começava a acabar, em 1979, com a anistia e o retorno dos exilados políticos. A gente se conheceu na reconstrução do Centro dos Estudantes de Santos, CES, entidade geral mais antiga do Brasil. Seu último presidente havia sido Jaime Rodrigues Estrella Júnior, o Cebola, em 1968, e o primeiro presidente pós-reconstrução foi Eduardo Sanovicz, em 1980.
Ficamos muito amigos, dividindo o mesmo quarto na república Igrejinha e cerrando fileiras no Partidão, Partido Comunista Brasileiro (PCB). Edu fazia Arquitetura e o advogado, ora escrevinhador, Engenharia; ainda bem que abandonamos. Sanovicz se fez historiador, cientista social, mas, além de tudo, seguiu na militância, participou dos bons governos, trazendo o Turismo para a sua verdadeira importância – econômica, social e histórica. Continuamos amigos, sempre do mesmo lado, camaradas.
Com certeza, ficarei bastante emocionado quando embarcar para uma viagem no Aeroporto Eduardo Sanovicz, no Guarujá, consagração fazendo par histórico com a Rodoviária de Santos, que se chama Jaime Rodrigues Estrella Júnior.
A história do Edu foi e será contada por muitos parceiros. Seu legado, especialmente para o Turismo brasileiro e a política social, destacará a sua importância. Mas o que faço questão de lembrar é que Eduardo Sanovicz foi presidente do Centro dos Estudantes de Santos em 1980, após sua reconstrução, eleito pela chapa Todo Mundo no Centro, com uma votação histórica.
Em seu mandato, bem demonstrou que viria a ser um importante quadro das forças progressistas. Edu vai fazer muita falta. Deixa, além de sua história de lutas com muitas vitórias, três filhas e um filho maravilhosos, a esposa e um leque de amigos, do qual muito me orgulho de fazer parte.
O Centro dos Estudantes, especialmente seu prédio na Avenida Ana Costa, faz um bom tempo que pede socorro. Aproveito essa pequena homenagem para somar vozes na solicitação de alguma bonomia da sociedade santista com o CES – através dos instrumentos oficiais, como a Prefeitura; temos que recuperar a sua história e seu prédio. E tenho plena certeza que Edu Sanovicz, presidente em 1980, está junto na luta.
Sergio Pardal Freudenthal, advogado, foi secretário-geral do CES, na chapa Todo Mundo no Centro, em 1980.