Capoeira Escola completa 30 anos
Capoeira Escola, com a metodologia Capoeira Para Todos. Publicado na Tribuna Livre em 08/11/2025.
A Associação Capoeira Escola completa 30 anos de trabalho e luta neste mês de novembro, sempre sob a regência do Mestre Márcio Capoeira Rodrigues Santos, criador da metodologia Capoeira Para Todos. As comemorações se iniciam na próxima sexta-feira, dia 07/11, às 18h30, na quadrinha da UNISANTA, e se estenderão por toda a semana até o dia 14/11. Serão aulas e workshops na UNISANTA e no SESC, com Mestres de Capoeira de todo o Brasil, além dos aqui formados que lecionam pelo mundo. Na terça-feira, dia 11/11, às 19h, no Teatro Municipal Brás Cubas, ocorrerá o Espetáculo: 30 Anos Capoeira Escola, da Invisibilidade à Inclusão, com pequena participação deste escrevinhador.
Apaixonado por esportes livres, como surf e capoeira, já afirmei, aqui no espaço livre, que Santos e região têm importância histórica nas duas atividades. Capoeira é representativa da brasilidade e instrumento de luta, musical e histórico. Para os escravizados fugidos era a dança de bichos, pernadas que os faziam imbatíveis no campo aberto, na capoeira. Para a malandragem de um século atrás, meia lua de compasso podia contar com a navalha nos dedos do pé. A partir das três últimas décadas do Século XX, formam-se academias, como Senzala, Movimentos, Capoeira Santista, Capitães da Areia e tantas outras, atingindo ampla diversidade. Meia lua de compasso, “aú” e rabo de arraia, sem encostar no parceiro, fazem um bom jogo. Sempre é bom ressaltar as qualidades necessárias para um capoeira e que todo cidadão pode ter: destemor, humildade, foco, equilíbrio e amor, devidamente representadas na ginga e no jogo. Capoeira se joga, não se luta.
A sociedade brasileira evolui e a Capoeira também; tornou-se um dispositivo em defesa da inserção social e econômica, e a Associação Capoeira Escola, com a metodologia Capoeira Para Todos, participa ativamente de tal função. Mestre Márcio Capoeira, formado pelo Mestre Fábio Parada, por sua vez formado pelo Mestre Sombra, é o responsável, conquistando espaço cada vez maior nas escolas e universidades. Além da inclusão da matéria nos currículos escolares, inclusive universitários, alcança toda a diversidade dos que precisam, do Lar das Moças Cegas ao GALP, Grupo de Apoio aos Lares Pobres; nenhuma deficiência impede qualquer pessoa de jogar capoeira. Nas rodas de capoeira dirigidas pelo Mestre Márcio quem quiser pode jogar; e se você demonstrar a mínima vontade, ele vai lhe convencer a entrar na roda. Afinal, a capoeira é para todos!
A capoeira é cultura brasileira presente em todo o mundo, difundindo também a musicalidade do nosso português, e a Baixada Santista tem bastante responsabilidade. A metodologia Capoeira Para Todos, da Capoeira Escola, é inserção social, abrindo portas para os que tem dificuldades, exige o antirracismo e combate todos os preconceitos. Vamos comemorar os 30 anos de sua fundação!
Arte marcial, saúde, cultura, história, música…; para mim, a capoeira é um modo de ver a vida! Ubuntu!